Livraria do RS também cancela evento com Eduardo Bueno

Historiador fez declarações polêmicas sobre Charlie Kirk

A Livraria Travessa do Shopping Iguatemi em Porto Alegre cancelou a participação do escritor e historiador Eduardo Bueno, o Peninha, que estava marcado para a noite deste sábado (13). O motivo não foi mencionado, mas ocorre após Bueno publicar um vídeo em suas redes sociais comemorando o assassinato do conservador norte-americano Charlie Kirk.

A livraria publicou o comunicado por meio de stories do Instagram. A rede está inaugurando uma nova filial em Porto Alegre, com eventos desta sexta-feira (12) até domingo (15). Peninha participaria da programação Porto Alegre: Suas Histórias e Suas Livrarias.

Na gravação do escritor, que posteriormente foi excluída pelo Instagram, ele afirma ser “terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk”. As declarações repercutiram negativamente até entre seus seguidores.

– Mas tu extrapolou na fala. Passou do ponto. E tu sabe. Comemorar a morte seja lá de quem quer que seja , e ainda citar os filhos etc. é demais. Tenho certeza que refletirá sobre isso – escreveu um seguidor.

A Travessa não foi a única a cancelar com Bueno. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) cancelou um evento com ele marcado para este domingo (14).

– A PUCRS reforça seu compromisso com a liberdade de expressão, mas repudia qualquer manifestação contrária à vida e à dignidade humana, reafirmando que tal postura não condiz com sua cultura nem com seus valores institucionais – diz trecho da nota da universidade.

Siga-nos nas nossas redes!