Web Analytics
banner
Início Brasília Projeto de iniciativa do deputado Rafael Prudente garante 10 mil vagas gratuitas...

Projeto de iniciativa do deputado Rafael Prudente garante 10 mil vagas gratuitas em cursinhos preparatórios

DF abre 10 mil vagas em cursinhos gratuitos para Enem, vestibular e concursos, veja como se inscrever
Projeto de iniciativa do deputado Rafael Prudente promete transformar a vida de milhares de estudantes do Distrito Federal

Para muitos jovens e adultos do Distrito Federal, pagar por um curso preparatório para o Enem ou para concursos públicos é um sonho distante. A realidade econômica acaba sendo uma barreira difícil de vencer, afastando quem mais precisa de uma educação de qualidade. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal lançou o programa Preparação DF, que oferece 10 mil vagas gratuitas em cursos presenciais voltados ao Enem, vestibulares e concursos.

O projeto é conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e conta com forte apoio do Deputado Federal Rafael Prudente, que investiu recursos por meio de emendas parlamentares e articulou sua implementação com o Governo do DF. A atuação do deputado foi decisiva para garantir que o programa saísse do papel e chegasse a quem mais precisa.

“O Preparação DF é um passo concreto para garantir que os jovens e adultos do DF tenham acesso à educação e oportunidades de crescimento. Nosso compromisso é com um futuro mais justo e acessível para todos”, destaca Rafael Prudente.

Realidade antes do programa: falta de acesso e poucas oportunidades
Antes da chegada do Preparação DF, quem sonhava com a universidade ou um cargo público enfrentava muitas dificuldades. Os cursos preparatórios presenciais, em média, custam entre R$1 mil e R$3 mil por semestre. Para grande parte da população, esse valor é impraticável. A ausência de cursinhos gratuitos de qualidade contribuía para aumentar a desigualdade educacional e limitar o acesso a oportunidades reais de mudança de vida.

O novo programa, apoiado por Rafael Prudente, representa uma virada nesse cenário. Além do conteúdo didático atualizado, o curso oferece material impresso, professores capacitados, orientação pedagógica e turmas distribuídas por todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

Quem pode participar e como se inscrever
As inscrições no curso gratuito Preparação DF estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Mais Emprego da Sedet-DF até o dia 27 de julho. A seleção prioriza candidatos em situação de vulnerabilidade social. As aulas são totalmente presenciais e acontecem em turnos variados (manhã, tarde e noite), com carga horária total de 160 horas ao longo de quatro meses. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão.

Além da preparação para o Enem 2025, o curso também é ideal para quem quer disputar uma vaga em vestibulares ou concursos públicos. O foco é atender estudantes e trabalhadores que desejam mudar de vida por meio da educação.

Investimento em educação é prioridade do mandato de Rafael Prudente
Como coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional, Rafael Prudente tem priorizado investimentos em qualificação e acesso à educação. Programas como o Preparação DF só são possíveis graças a parlamentares comprometidos com políticas públicas inclusivas e efetivas.

Mais do que oferecer aulas, o projeto representa uma chance real de transformação. Com o apoio direto de Prudente, milhares de brasilienses agora têm uma ferramenta poderosa para conquistar seus objetivos.

Inscrições abertas!
Se você quer se preparar para o Enem, vestibulares ou concursos públicos, acesse agora: https://app.setrab.df.gov.br/acesso