A conversa aconteceu em meio ao atrito entre presidente da Câmara e Lindbergh Farias
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu na tarde desta quarta-feira (26), na residência oficial da Câmara, com o presidente da Casa, Hugo Motta. O encontro ocorreu após sinais de afastamento entre o governo Lula e a cúpula do Congresso.
Pela manhã, Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não foram ao evento de sanção da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda. As ausências foram vistas por aliados como reflexo do desgaste entre Executivo e Legislativo.
Segundo interlocutores ouvidos pelo G1, a conversa entre Gleisi e Motta foi considerada positiva, ainda que sem grandes avanços. A avaliação é de que o diálogo abriu uma nova ponte entre o governo e o comando da Câmara.
A reunião ocorreu em meio a outra crise: o atrito entre Motta e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias. O presidente da Câmara afirmou à Folha de S.Paulo que rompeu relações com o petista e que não pretende manter diálogo com ele.
Lindbergh rebateu dizendo que Motta tem adotado postura “imatura” e equivocada na condução de projetos. O conflito se agravou durante as discussões do chamado “PL Antifacção”, quando, segundo relatos, o clima ficou tenso e Motta reagiu ao que considerou ataques à Câmara.







