DF: Hospital Regional do Guará ultrapassa 20 mil atendimentos pediátricos em menos de dois anos

(Fotos: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF)
(Fotos: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF)

Unidade amplia leitos, moderniza infraestrutura e investe em melhorias para garantir cuidado mais humanizado às crianças

O Hospital Regional do Guará (HRGu) alcançou um marco expressivo na assistência infantil. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 7,3 mil atendimentos pediátricos, totalizando 13,6 mil ao longo de 2024. Com esses números, a unidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ultrapassou 20 mil casos infantis em menos de dois anos, consolidando-se como referência regional no atendimento às crianças.

De acordo com a diretora do HRGu, Gisele Cipriano, a crescente demanda levou à adoção de medidas estratégicas de gestão. “Implementamos ações para otimizar a rotatividade dos leitos e garantir altas seguras. A contratação de novos médicos também reforçou a equipe e ampliou a capacidade de atendimento”, explica.

Entre as melhorias previstas, o hospital deve reativar quatro novos leitos pediátricos e um na sala vermelha até janeiro de 2026. O pronto-socorro passa por modernização completa, com novo layout e infraestrutura aprimorada, enquanto a ala de internação infantil já colhe os resultados das mudanças. “O ambiente está mais acolhedor e seguro, o que se reflete diretamente na qualidade do cuidado prestado às crianças”, destaca o administrador Luís Antônio Alves da Silva.

Com 33 anos de história, o HRGu conta atualmente com 540 trabalhadores e 65 leitos. A unidade atua em parceria com 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região, garantindo o acompanhamento contínuo dos pacientes após a alta hospitalar.

Diretora do HRGu, Gisele Cipriano afirma que a unidade implementou novas medidas de gestão, fluxo de leitos e melhorias estruturais: “Precisamos acompanhar a demanda crescente”

Histórias como as de Cíntia Micaele Oliveira, mãe de Miguel, de 10 anos, e Diego Nascimento, pai da pequena Glória, de 3 anos, reforçam o impacto do trabalho da equipe. Ambos elogiaram o acolhimento e o cuidado prestado durante o período de internação dos filhos.

Além das melhorias na pediatria, o hospital investe em outras áreas. A sala vermelha foi reformada em janeiro deste ano, com investimento de R$ 113 mil. Em celebração ao Mês do Servidor Público, será inaugurada uma nova área de repouso para os profissionais, com quatro quartos equipados e capacidade para 28 servidores. “Nosso objetivo é cuidar de quem cuida, oferecendo conforto e bem-estar aos nossos trabalhadores”, finaliza Cipriano.