MST invade novamente a sede do Incra em Alagoas; saiba mais

Ato seria um protesto contra novo indicado de Arthur Lira como superintendente do Instituto

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram novamente a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Maceió, Alagoas, nesta quarta-feira (5).

O órgão também foi invadido no dia 29 de abril deste ano. Em ambas as datas, o movimento protestava contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como superintendente do Instituto.

Nascimento foi indicado para o posto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Antes, o cargo era ocupado por Wilson César Lira dos Santos, que é primo de Lira e foi exonerado após pressão do MST por mudanças na gestão.

– O órgão continua sob domínio de grupos políticos contrários à reforma agrária e, por isso, as demandas referentes a essa pessoa permanecem paralisadas – afirma o movimento em nota.

Eles alegam que a nomeação de um novo comando para o Incra que seja novamente recomendado por Lira, como foi o caso do primo, mantém aliados de Jair Bolsonaro no poder.

Rodrigues assumiu o cargo em 25 de abril e manifestantes afirmam que o tempo de gestão comprova o que reivindicam.

De acordo com nota publicada no site do MST, cerca de 300 pessoas participaram da invasão que também contou com a participação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Frente Nacional de Luta (FNL).

*Com informações AE