Brasileiro residente na Inglaterra é convocado pela PF por ‘incomodar’ Barroso

O cidadão brasileiro Alexandre Kunz, residente na Inglaterra há mais de uma década, também é cidadão britânico e foi convocado pela Polícia Federal (PF) para prestar depoimento agendado para hoje, terça-feira, dia 02/04, por meio de plataforma online.

A intimação, cujos motivos não foram esclarecidos a Kunz, está relacionada a um processo em andamento sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações da PF. O depoimento está programado para as 15 horas, no horário de Brasília.

Alexandre Kunz ganhou notoriedade ao confrontar o ministro Luís Roberto Barroso durante uma palestra na Universidade de Oxford, em 2022. O episódio ocorreu durante o Forum Brazil UK, evento organizado por estudantes das universidades de Oxford e London School of Economics and Political Science, no Reino Unido. Na ocasião, Barroso discorreu sobre os desafios enfrentados durante sua gestão na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacando a resistência contra ataques à democracia e o embate contra propostas de retorno ao voto impresso com contagem pública manual.