Deltan: Áudios de Cid “destroem credibilidade” da PF e STF

Ex-deputado falou em “tortura de presos para obter delações”

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) se manifestou após a divulgação de áudios em que Mauro Cid acusa a Polícia Federal (PF) e o ministro Alexandre de Moraes de coação para aderir uma “narrativa pronta”. O ex-procurador da Lava Jato afirmou que a “veradeira tortura” para “obter delações” nunca esteve na operação, e sim, no Supremo Tribunal Federal (STF).

– Como temos denunciado há anos, parece que o verdadeiro pau de arara do século 21 e a verdadeira tortura de presos para obter delações, como disseram os senhores Dias Toffoli e Gilmar Mendes, não estava, como nunca esteve, na Lava Jato. Estava o tempo todo no STF – declarou por meio de sua conta no X.

Na avaliação de Dallagnol, os áudios divulgados pela revista Veja “destroem a credibilidade da delação” de Mauro Cid e também do trabalho da PF e do STF no caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

– Cid, que ficou meses preso ilegalmente sem denúncia (o que é abuso de poder e nunca aconteceu na Lava Jato), disse ainda que os delegados só incluíram na delação relatos que se encaixavam com a “narrativa” da PF – afirmou Deltan.

CONFIRA A TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO ABAIXO:
Eles queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu.

Não vai adiantar. Não adianta. Você pode falar o que você quiser. Eu vi isso ontem. Eles não aceitavam e discutiam, que a minha versão não era verdadeira, que não podia ter sido assim, que eu estava mentindo.

Eles já estão com a narrativa pronta, eles não queriam que eu dissesse a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles. Entendeu? É isso que eles queriam. E toda vez eles falavam: “Olha, a sua colaboração está muito boa”. Tipo assim, ele até falou: “Vacina, por exemplo, você vai ser indiciado por 9 negócios de vacina, 9 tentativas de falsificação de vacina, vai ser indiciado por associação criminosa e mais um termo lá. Só essa brincadeira são 30 anos pra você”.

Eu vou dizer pelo que eu senti: eles já estão com a narrativa pronta deles, é só fechar. E eles querem o máximo possível de gente para confirmar a narrativa deles. É isso que eles querem.

Eles são a lei agora. A lei já acabou há muito tempo, a lei é eles. Eles são a lei. O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta quando quiser, como ele quiser, com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação.

Eu falei naquele encontro do Alexandre de Moraes com o presidente, eles ficaram desconcertados, desconcertados. Quer que eu fale? O presidente se encontrou secretamente com Alexandre de Moraes na casa do Ciro Nogueira, e aí? O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta. Eu acho que essa é a grande verdade.

Só está esperando passar um tempo em um momento que ele ache conveniente, denuncia todo mundo, PGR acata, aceita e ele prende todo mundo.

Matéria do site Diário do Poder diz: Deltan acusa STF de agir como ‘pau-de-arara’, após Cid ‘destruir delação’

Ex-coordenador da Lava Jato alerta para áudios em que o tenente-coronel Mauro Cid relata pressões da PF e do STF para delatar Bolsonaro

O ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, publicou, nesta sexta-feira (22), acusações de “tortura de presos” contra o Supremo Tribunal Federal (STF), ao comentar o vazamento de áudios em que o tenente-coronel Mauro Cid relata pressões da Polícia Federal e do Supremo. Ex-coordenador da Operação Lava Jato acusou o STF de agir como ‘pau-de-arara do Século XXI”, ao concluir que Cid destrói a credibilidade da sua delação e do trabalho da PF e do Supremo, no caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por tentar um golpe de Estado no Brasil.

A acusação de Deltan tem como base os áudios de trechos de depoimento de Cid divulgados ontem (21), pela revista Veja. Tratadas como “desabafo” pela defesa do militar preso, as falas têm poder de anular seu acordo de colaboração premiada. E o ex-deputado federal lembrou que já foi acusado por ministros do STF de torturar presos, na Lava Jato, para obter delações, ao direcionar a mesma acusação à cúpula da Justiça do Brasil.

“Como temos denunciado HÁ ANOS [sic], parece que o verdadeiro pau de arara do século XXI e a verdadeira tortura de presos para obter delações, como disseram os senhores Dias Toffoli e Gilmar Mendes, não estava, como nunca esteve, na Lava Jato. Estava o tempo todo no STF”, acusou Deltan Dallagnol. 

Sua publicação nas redes sociais reproduz trechos dos áudios de Cid, que ainda afirmou que o relator da investigação, ministro Alexandre de Moraes, já teria “sentença pronta” para prender todo mundo, em uma referência aos principais alvos da apuração sobre a suposta tentativa de golpe contra a eleição de Lula: Jair Bolsonaro e seus apoiadores e aliados.

Diário do Poder pediu ao STF uma posição sobre as falas de Dallagnol, e não recebeu resposta a tempo de ser inserida nesta matéria.