Pacheco fala em retratação de Lula por declarações sobre Israel

Presidente brasileiro comparou situação na Faixa de Gaza ao que Hitler fez com os judeus na 2ª Guerra Mundial

Nesta terça-feira (20), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação na Faixa de Gaza e disse acreditar que uma retratação “seria adequada”. De acordo com ele, o foco das lideranças mundiais deve ser a resolução do conflito entre Israel e Palestina.

No último domingo (18), Lula foi questionado por jornalistas sobre situações ocorridas em outros países, como na Venezuela. Em resposta, o petista criticou o ataque à Faixa de Gaza por Israel e comparou a situação com o que Adolf Hitler fez com os judeus na 2ª Guerra Mundial.

Durante sessão do Senado nesta terça, Pacheco lamentou a reação de Israel às declarações de Lula, mas disse que não é possível comparar nenhuma situação com a perseguição nazista ao povo judeu.

– Ainda que a reação feita pelo governo de Israel venha a ser considerada desproporcional, excessiva, violenta, indiscriminada, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo – ressaltou Pacheco.

O presidente do Senado chamou ainda a fala de Lula de “equivocada”.

– Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina – destacou.