Estadão diz que Lula parece ter declarado guerra ao Ocidente

ânsia de se autopromover como líder global dos “pobres” contra os “ricos”

Nesta quarta-feira (21), o Estadão disse que Lula (PT) “parece ter declarado guerra ao Ocidente”. O texto apresenta uma análise da declaração que o petista deu, no último domingo (18), quando comparou as ações de Israel em Gaza ao que Hitler, líder nazista, fez com judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

O jornal apontou ainda que “nesse delírio o petista pretende posicionar o Brasil na vanguarda da luta contra tudo o que simboliza os valores ocidentais”.

– O presidente Lula da Silva parece ter declarado guerra ao Ocidente. Uma guerra imaginária, claro, mas nesse delírio o petista pretende posicionar o Brasil na vanguarda da luta contra tudo o que simboliza os valores ocidentais – tendo como companheiros de armas um punhado de notórias ditaduras, como China, Rússia, Irã e Venezuela.

O Estadão também chamou de “irresponsável” a declaração de Lula.

– Lula parece empenhado em usar seu terceiro mandato para lançar-se como líder político do tal “Sul Global”, uma espécie de aggiornamento do “Terceiro Mundo” dos tempos da guerra fria. Nessa nova ordem, as características distintivas do Ocidente – democracia, economia de mercado e globalização – são confrontadas por regimes autocráticos que buscam reviver o modelo que põe o Estado e a soberania nacional em primeiro lugar, à custa das liberdades individuais, direitos humanos e valores universais, denunciados como armas retóricas das democracias liberais para perpetuar sua supremacia.

Em sua análise, o jornal defende ainda que Lula tem ânsia de se autopromover como líder global dos “pobres” contra os “ricos”.

Siga-nos nas nossas redes!