Foguetes disparados do Líbano matam uma pessoa em Israel

Mulher foi encontrada morta quando paramédicos verificavam edifícios impactados por projéteis na cidade de Safed

O Exército israelense está atacando nesta quarta-feira (14) diversas posições de milícias no Líbano depois de uma intensa rajada de foguetes lançados a partir de território libanês ter matado uma pessoa e ferido pelo menos outras sete no norte de Israel.

De acordo com um membro do serviço de emergência israelense Maguem David Adom citado pela emissora pública Kan, uma mulher foi encontrada morta quando paramédicos verificavam edifícios impactados por projéteis na cidade de Safed, onde pelo menos sete pessoas ficaram feridas pelo projéteis lançados do Líbano.

Em resposta à saraivada de foguetes, que fez soar alarmes em vários pontos do norte de Israel, o Exército israelense disse que estava atacando os focos de disparos no território libanês, depois de alguns dos projéteis também terem sido lançados em direção a uma das bases militares no norte do país.

O lançamento de foguetes desta quarta em Safed, cidade a cerca de 14 quilômetros da fronteira e mais distante dos principais pontos de atrito, representa um novo passo na escalada de violência com as milícias libanesas. Na zona fronteiriça entre os dois países, o fogo cruzado entre o Exército israelense e o grupo xiita libanês Hezbollah continua diariamente.

Desde pouco depois de 7 de outubro, dia em que eclodiu a guerra entre Israel e o Hamas, as milícias no Líbano lançaram projéteis e realizaram ataques contra os israelenses, que responderam com disparos contra alvos de grupos armados pró-Palestina e do Hezbollah no sul do Líbano.

Em mais de quatro meses de fogo cruzado, foram registrados até agora pelo menos 261 mortos: 19 em Israel, incluindo 12 soldados e seis civis; e 242 no Líbano, incluindo 193 membros do Hezbollah, cerca de 29 membros de milícias palestinas, um soldado e 19 civis.