Ex-presidente do Chile morre em acidente de helicóptero

Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morreu em um acidente de helicóptero nesta terça-feira (6/2). As informações iniciais são do jornal argentino La Nación e do jornal ABC, da Espanha, que afirmam terem confirmado com fontes diplomáticas chilenas.

Posteriormente, o acidente foi confirmado pelo Ministério do Interior do governo chileno. O acidente ocorreu na comuna de Lago Ranco, que pertencente à província de Ranco na região de Los Rios, no Chile, onde Piñera possui uma casa de veraneio. Devido a uma forte de chuva, o veículo perdeu sustentação e caiu na água minutos após a decolagem.

De acordo com o La Nación, o ex-presidente pilotava a aeronave e estava na companhia de outras três pessoas. Apenas Piñera não teria conseguido tirar o cinto de segurança e sair. Autoridades locais informaram que o helicóptero estava submerso a cerca de 40 metros de profundidade.

O corpo do chileno foi resgatado da água e levado por uma lancha até a margem. O governo do Chile anunciou que o velório e enterro serão com honrarias oficiais.

Com doutorado em Economia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o político de 74 anos comandou o Chile em dois mandatos: de 2010 a 2014 e depois de 2018 a 2022.

Acionista de ao menos três empresas, sua fortuna é estimada em US$ 2,7 bilhões (R$ 13,40 bilhões), segundo a Forbes.

A Argentina foi o primeiro Estado da América Latina a se pronunciar sobre a tragédia, por meio de uma nota de pesar.

“Em nome do Estado Argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, amigos e todo o povo chileno” diz o comunicado.