TRE-PR adia julgamento que pode cassar mandato de Moro

Análise das ações ficará suspensa até que o presidente Lula indique um novo nome para a Corte

Nesta quinta-feira (1º), o presidente do Tribunal Federal Regional (TRE) do Paraná, Sigurd Roberto Bengtsson, informou que o julgamento de ações contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) será suspenso. De acordo com ele, a medida será tomada até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indique um novo integrante para a Corte.

O julgamento de Moro estava marcado ocorrer na próxima quinta-feira (8). As ações, apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Liberal (PL), podem levar à cassação do mandato do senador.

O mandato do juiz Thiago Paiva dos Santos no TRE-PR foi encerrado na semana passada. Com isso a Corte está apenas com 6 membros. De acordo com Sigurd Roberto Bengtsson, não haveria “tempo prático” para que um novo juiz assumisse o cargo antes do julgamento.

– Precisamos seguir esse rito. Como ele é impossível de ser seguido até 5ª feira (…), temos que aguardar a nomeação e a posse, então fica suspenso. Só será designada a data quando todo esse trâmite for cumprido – apontou.

O Tribunal já formalizou a lista tríplice para a nova vaga. A escolha será feita por Lula.