Ele é inocente! MPF arquiva inquérito contra o governador Ibaneis Rocha “não é possível atribuir a Ibaneis uma ação ou omissão do dia 8/1” diz decisão

MPF Arquiva Inquérito Contra Ibaneis Rocha por Falta de Indícios Relacionados aos Atos de 8 de Janeiro

Por Silvano Lima

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar o inquérito civil aberto para investigar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em relação aos acontecimentos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.

A decisão, tomada pelo procurador da República Carlos Henrique Martins Lima, fundamenta-se na falta de indícios que vinculem Ibaneis Rocha a ações ou omissões que tenham contribuído para as invasões às sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto na referida data.

A decisão do MPF enfatiza que não é possível atribuir ao governador uma responsabilidade direta pelos eventos de 8 de janeiro.

O procurador ressaltou que, diante do contexto e das informações disponíveis no dia que indicavam uma baixa adesão ao movimento, e da mudança repentina no perfil dos participantes, Ibaneis Rocha não teve meios suficientes para evitar as graves consequências das invasões.

O trecho do documento destaca: “Diante da verificação de todo o contexto em que os fatos se inserem, das informações que circulavam dentro dos órgãos de segurança nos dias anteriores aos fatos (…) percebe-se que o governador do Distrito Federal não teve meios suficientes para impedir as graves consequências das invasões do dia 8/1/2023”.

Com essa conclusão, o MPF ordenou o arquivamento do inquérito civil contra Ibaneis Rocha, afirmando não haver elementos que justifiquem a continuidade da investigação no que diz respeito à sua participação ou responsabilidade nos eventos ocorridos em 8 de janeiro.

Fonte: Informa Tudo DF / Por Silvano Lima