Maduro pede que Forças Armadas estejam prontas “para o que vier”

Ditador venezuelano fez discurso contra a oposiçã

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu, nesta quarta-feira (31), aos membros da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) que se mantenham “alertas e preparados para o que vier”, além de instá-los a mostrar lealdade a seu governo.

– Forças Armadas, poder militar, alertas e preparados para o que surgir, quando e onde surgir, para defender a pátria, a Constituição e o povo – disse Maduro durante um ato em Caracas.

Maduro chamou de “terroristas e extremistas” os membros da Plataforma Democrática Unida (PUD), de oposição, e os acusou de estarem envolvidos em supostas conspirações. O ditador ainda reiterou que “ninguém pode estar acima de um país, acima das leis, acima da Constituição” e que, apesar das supostas ameaças, é necessário “manter o espírito permanente de diálogo”.

Recentemente, Maduro acusou a “extrema-direita” de ter um “plano conspiratório e golpista”, advertindo que aqueles que tentarem desestabilizar o Poder Executivo “serão recebidos com a fúria bolivariana do povo”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou a prisão de mais de 30 pessoas – civis e militares – supostamente envolvidas em cinco conspirações que incluiriam o assassinato de Maduro e ataques a instalações militares.

Três dos líderes da campanha presidencial da líder opositora María Corina Machado foram presos na semana passada por causa desses eventos e estão vivendo um “desaparecimento forçado”, conforme denunciaram advogados e familiares nesta quarta.