Robô da Nasa confirma existência de um grande lago antigo em Marte

A descoberta pelo robô da Nasa, Perseverance, de sedimentos de um lago antigo em Marte, indica uma forte esperança que o Planeta já pode ter tido vida!

Uma pesquisa publicada por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade de Oslo, na Noruega, mostrou evidências de que organismos vivos já habitaram aquele o Planeta Vermelho.

Isso porque a cratera Jezero, onde o robô Perseverance pousou em 2021, já esteve cheia de água. “Em órbita, podemos ver vários depósitos diferentes, mas não podemos dizer com certeza se o que estamos vendo é o seu estado original ou se estamos vendo a conclusão de uma longa história geológica”, disse David Paige, professor da UCLA.

Águas passadas

Sim, são águas passadas (rs).

O estudo mostrou que a cratera já esteve cheia de água antes de encolher.

Os sedimentos que eram transportados para o lago pelo rio que o alimentava, formaram um enorme delta.

Quando o lago desapareceu, acabou deixando para trás as características que os pesquisadores encontraram.

“Para saber como essas coisas se formaram, precisamos ver abaixo da superfície”, disse o professor.

Dados obtidos com radar

O Perseverance estudo há Jezero desde quando chegou no local.

Agora, os novos dados foram obtidos através de um radar.

“O radar de penetração no solo a bordo do Rover Mars Perseverance da Nasa confirmou que a cratera Jezero, formado pelo impacto de um antigo meteoro logo ao norte do equador marciano, já abrigou um vasto lago e um delta de rio”, contou o pesquisador.

O fundo da cratera abaixo do delta não é plano, e sugere que a erosão ocorreu antes dos sedimentos serem depositados no lago.

Estudos anteriores sugeriram sedimentos, mas esta é realmente a primeira confirmação de que existia um antigo lago na cratera.

Evidência de vida

A confirmação de que, um dia, houve água em Marte, é essencial para pensar em vida no Planet

Nasa-JPL-Caltec (Via Agência Brasil)© Fornecido por Newsrondonia

Até agora, cientistas só encontraram evidência de vida em um lugar do universo, a Terra, e colocam grande responsabilidade na água.

A água líquida foi fundamental para a evolução da vida na terra, e a existência de um antigo lago em Marte pode ir pelo mesmo caminho.