Temporal no Rio Grande do Sul deixa um morto e 10 feridos

Impacto das chuvas incluiu quedas de árvores, alagamentos, falta de luz e diversos hospitais alagados

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (16) deixou uma pessoa morta e outras 10 feridas em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o óbito teria sido de uma pessoa em situação de rua.

De acordo com o portal G1, as informações preliminares dão conta de que a vítima estava abrigada debaixo da marquise de um supermercado quando a estrutura cedeu e caiu sobre ela. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para fazer a retirada do corpo do local.

PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS CHUVAS
A forte tempestade que atingiu a região de Porto Alegre causou estragos em diversos pontos da capital gaúcha. Segundo a prefeitura, o impacto incluiu quedas de árvores, alagamentos, falta de luz e diversos hospitais alagados, alguns destelhados e temporariamente inutilizáveis, inclusive UTIs.

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) alertou que, até a manhã desta quarta (17), o estado enfrentará chuvas intensas, alguns temporais com raios, queda de granizo e rajadas de vento.

Por volta das 22h de terça, quando a chuva chegou à região, cerca de 20 bairros ficaram sem energia, o que afetou casas de bombas de drenagem e estações de abastecimento. A prefeitura comunicou falta de energia elétrica nas Estações de Bombeamento de Água Bruta (Ebabs) São João e Moinhos de Vento, e informou que 51 bairros serão atingidos pelo desabastecimento.

O Metsul informou que locais como o Aeroporto Salgado Filho registrou vento de 89 km/h, assim como o Jardim Botânico. Em Canoas, na base aérea, o vento chegou a 107 km/h. Segundo a instituição, uma hora de chuva atingiu metade da média histórica de precipitação de janeiro inteiro na cidade, que é de 120,7 milímetro.

Até às 5h40 desta quarta, a Defesa Civil havia registrado 30 ocorrências desde o início do temporal para destelhamentos e quedas de árvore sobre residências, 36 vias que ficaram alagadas, 27 postes que cederam e 150 árvores caídas, muitas sobre carros.