Vídeo: Vice-presidente do PT agride com um tapa no rosto deputado de oposição ao governo Lula

O deputado petista Washington Quaquá (RJ) deu um tapa no rosto do também deputado Messias Donato (Republicanos-ES) durante a cerimônia de promulgação da reforma tributária na tarde desta quarta-feira (20). Os dois estavam em frente à Mesa Diretora do plenário da Câmara quando a agressão ocorreu. O momento foi filmado pela deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) – veja o vídeo abaixo.

Parlamentares da oposição estavam se manifestando contra a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento. Após uma breve discussão, Quaquá diz que vai acionar o Conselho de Ética contra opositores do governo que cantavam “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. Donato aparentemente pede para ele se afastar e leva um tapa no rosto.

Antes da agressão, Quaquá fez uma ofensa aparentemente dirigida ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), chamando o parlamentar de “viadinho”. Ferreira estava ao lado de Donato no momento em que ele foi atingido pelo petista. “Deputado Quaquá do PT deu um murro na cara do dep. Messias Donato/ES. Impressionante como a esquerda pode tudo. Cassação já”, afirmou Nikolas Ferreira.

“É inaceitável a agressão física a quem quer que seja na Câmara dos Deputados. Representaremos por sua cassação no Conselho de Ética”, afirmou o líder da oposição Carlos Jordy.

“Toda minha solidariedade ao Deputado Messias Donato. No Parlamento as discussões podem ser calorosas, mas não devem partir nunca para agressão física”, disse Carla Zambelli.

Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), do mesmo partido de Donato, classificou o episódio como “absurdo” e prestou solidariedade ao colega. “Nada justifica a violência gratuita promovida pelo deputado Washington Quaquá, numa clara afronta ao decoro parlamentar. Exigimos providências por parte da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados”, declarou a senadora.

Assista ao vídeo da agressão