Sob forte esquema de segurança, Lula janta com ministros do STF

Presidente da República esteve na casa do ministro Luís Roberto Barroso

O jantar organizado pelo presidente Lula (PT) na casa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, nesta terça-feira (19), teve forte esquema de segurança e ampla adesão entre os ministros da Corte. Apenas dois integrantes do STF não compareceram: André Mendonça e Cármen Lúcia, que justificaram a ausência por estarem em viagem.

Lula foi ao jantar acompanhado da primeira-dama, Janja Silva, e do advogado-geral da União, Jorge Messias. Recém-aprovado para ocupar uma vaga na Corte a partir do ano que vem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, também compareceu.

Lula convidou os ministros com o objetivo de estreitar as relações com os membros da Corte. Barroso se disponibilizou a fazer na sua casa. Cada vez mais emparedado por deputados e senadores, o presidente depende dos magistrados para conter derrotas sofridas pelo governo no Congresso.

Está na mira do Planalto a atuação do STF para reverter a derrubada dos vetos de Lula ao marco temporal de terras indígenas e à desoneração da folha de pagamento. Os dois projetos encampados pelo Congresso, em enfrentamento aberto a Lula, atingem pontos centrais para o governo.

Antes do início do jantar, Barroso afirmou que o encontro foi pedido por Lula para realizar uma “conversa institucional”. A reunião, porém, teve contornos de confraternização de final de ano com a presença de familiares dos ministros.

A maioria dos ministros foi acompanhada das esposas, como Alexandre de Moraes, que levou a companheira Viviane Barci. Luiz Fux, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Jorge Messias foram sem as esposas. O presidente do STF estava acompanhado da filha, Luna Barroso.

O presidente da Corte mobilizou um forte esquema de segurança para o jantar. Mais de 20 agentes, entre policiais judiciais e federais, protegeram a entrada da casa do ministro no Lago Sul, região nobre de Brasília. Viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Judicial foram posicionadas na entrada da rua para monitorar o entra e sai de convidados, moradores e transeuntes.

*AE