Morre parlamentar turco que desmaiou em discurso anti-Israel

Hasan Bitmez fazia críticas à postura do governo de Recep Tayyip Erdogan quando caiu

O deputado turco Hasan Bitmez, que desmaiou na última terça-feira (12) enquanto fazia um discurso anti-Israel e crítico à postura do governo de Recep Tayyip Erdogan em relação à guerra entre os israelenses e o grupo terrorista Hamas, morreu na manhã desta quinta-feira (14). O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, confirmou a informação e prestou condolências a Bitmez.

– Presto minhas condolências à sua família e a todos os seus entes queridos. (…) Descanse em paz – declarou.

Bitmez estava internado no Hospital da Cidade de Ancara em estado grave após sofrer um ataque cardíaco na tribuna e ser socorrido por outros parlamentares. Ao desmaiar, o político de 54 anos bateu a cabeça no chão, e um dos presentes na sala começou a fazer massagem cardíaca nele no local.

SOBRE O CASO
Bitmez, que era vice-presidente do Partido Saadet Kocaeli, na Turquia, desmaiou na terça após discursar contra seus opositores políticos por causa do relacionamento deles com Israel.

O parlamentar fez avaliações sobre os ataques de Israel a Gaza e criticou a continuação das relações econômicas com aquele país. Para Bitmez, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan era “hipócrita” por permitir a continuação do transporte de produtos de munição e energia para Israel, mesmo tendo se posicionado a favor da Palestina.

– Pare de transportar munição para Israel com os navios de propriedade e operados por executivos do Partido AK e seus filhos – disse ele se referindo ao partido de Erdogan, seu opositor político.

E continuou:

– Na Europa, América, Londres, Tóquio, os cristãos e judeus estão realizando comícios melhores do que vocês. Vocês são cúmplices de Israel! Você tem o sangue dos palestinos em suas mãos!

Assista:

O site turco VOA Turke conseguiu a ata da sessão e mostrou que a fala do deputado foi contra esse comércio do partido do presidente com Israel e que ele clamou pela ira de Alá contra aqueles que não defendem, de fato, os palestinos, parafraseando Sezai Karakoç:

– Mesmo que você seja salvo do tormento da consciência, você não escapará do tormento da história. Mesmo que você seja salvo do tormento da história, você não será capaz de escapar da ira de Alá. Saúdo todos vocês com respeito – disse ele antes de cair no chão.