Lula cancela ida a Curitiba para encontrar Maduro no Caribe

O petista estaria na capital paranaense para anunciar investimentos para o estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participaria de um evento em Curitiba, Paraná, nesta quinta-feira (14) para anunciar investimentos para o estado, mas o evento foi cancelado.

Nessa mesma data, o petista estará na ilha São Vicente e Granadinas, no sul do Caribe, participando de uma reunião com os presidentes da Guiana, Irfaan Ali, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Lula tentará auxiliar na disputa da região de Essequibo, na Guiana. Maduro quer anexar o território ao seu país, o que pode gerar um combate bélico na América do Sul.

Além do petista e dos chefes das duas nações envolvidas no conflito territorial, também estarão presentes chefes de Estado da Comunidade do Caribe (CARICOM), um subsecretário geral das Nações Unidas e membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

A presença de Lula em Curitiba era aguardada para a assinatura do convênio entre a Itaipu Binacional e a Caixa Econômica Federal, além de outros investimentos.

Ao confirmar o cancelamento da viagem, a assessoria do presidente deixou claro que a ausência do petista “não impacta no comprometimento da Itaipu Binacional com os repasses dos recursos para os projetos e iniciativas ambientais, sociais e de infraestrutura previstos no programa ‘Itaipu Mais que Energia’”