Adasa participa do EICOB para discutir mudanças climáticas e recursos hídricos no DF

Nesta terça-feira (05/12), a Adasa esteve presente no Encontro de Integração dos Comitês de Bacias – EICOB. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir os impactos e as soluções para o problema ambiental que afeta o planeta. 

A abertura contou com a presença do assessor da Superintendência de Projetos Especiais da Adasa (SPE) , Israel Torres, que comemorou o retorno das atividades dos Comitês de Bacias. “A contratação da consultoria deu um upgrade às atividades dos comitês”, avaliou

O secretário geral do Paranaíba do DF, Carlo Renan Cáceres Brites moderou o primeiro painel, onde foram apresentados os conceitos e as evidências científicas da mudança do clima, os riscos e as estratégias de mitigação e adaptação, além do cenário de emissões de gases de efeito estufa no DF.

Na sequência, os palestrantes abordaram sobre os desafios da drenagem urbana, o abastecimento de água, o saneamento, bem como a importância da educação ambiental. 

Após o intervalo para almoço, os participantes puderam compartilhar as experiências dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e debater sobre os processos que visam aprimorar a gestão dos recursos hídricos.  O evento foi encerrado com dinâmica de grupo visando a integração com os novos membros do comitê.

   
   
   

VEJA TAMBÉM: Adasa apresenta os resultados do primeiro estudo gravimétrico do DF

Nesta terça-feira (05/12), a Adasa apresentará os resultados do primeiro estudo gravimétrico de resíduos sólidos recebidos na Unidade de Recebimento de Entulho – URE, do Distrito Federal. Durante o evento, os profissionais da Agência, do SLU e da empresa Valor Ambiental que participaram do projeto serão homenageados e receberão certificado.

“Essa análise representa um marco para a evolução da gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal. E esses profissionais foram muito além da realização de um trabalho, eles abraçaram uma causa”, destacou o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro. 

A caracterização gravimétrica foi realizada durante quatro semanas intercaladas entre 21 de agosto de 2023 e 27 de outubro de 2023, na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Estrutural. 

O estudo possibilitou a identificação dos percentuais dos diferentes componentes – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão – presentes em mil toneladas de resíduos analisados. 

“Agora será possível traçar diretrizes regulatórias para ampliar a valorização desses materiais e buscar alternativas tecnológicas mais viáveis para o tratamento dos resíduos que chegam na URE”, explicou a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen Dânia dos Santos.

Desde 2018, a URE, que opera na área do antigo Lixão da Estrutural, recebe resíduos provenientes de podas, da construção civil e os recolhidos nas ruas pelo SLU. A unidade recebe cerca de 120 mil toneladas de resíduos mensalmente.

Serviço

Entrega de resultados e certificados do estudo gravimétrico

Local: Auditório Humberto Ludovico, Adasa.

Horário: 9h30 

FONTE: ADASA – Assessoria de Comunicação e Imprensa