100% de chance: GDF terá uma mulher como governadora em 2026

Projeções Eleitorais: GDF Terá uma Mulher como Governadora em 2026

Brasília, DF – Por Silvano Lima

O cenário político do Distrito Federal para as eleições de 2026 já está se desenhando, e um levantamento realizado pelo Informa Tudo DF aponta fortemente para a presença de uma mulher ocupando o cargo de governadora.

Com a movimentação dos bastidores, os principais nomes e articulações começam a ganhar destaque e já se desenha o cenários para as disputas majoritárias.

Pelo que a Redação apurou, é 100% de chance que o GDF tenha uma mulher como governadora em 2026.

Embora faltem alguns anos para as próximas eleições, nos bastidores da política de Brasília, os concorrentes que buscarão ocupar o Palácio do Buriti pelos próximos quatro anos a partir de 2026, já começam as suas articulações.

Celina Leão sucessora de Ibaneis Rocha:

O grupo liderado pelo atual governador Ibaneis Rocha parece inclinar-se para a escolha da vice-governadora Celina Leão (PP) como candidata em 2026. Ibaneis Rocha, provavelmente, apoiará Celina, destacando sua atuação como vice-governadora.

Nesse cenário, Ibaneis terá apoio total para candidatura ao Senado Federal pelo Distrito Federal. Conforme o ‘andar da carruagem’ com a boa atuação de vice, Celina provavelmente vai ter apoio total e irrestrito de Ibaneis Rocha. Embora Celina Leão seja apontada como favorita, o cenário político pode se transformar ao longo do tempo.

Linha Bolsonarista:

Caso a linha direitista do DF não integrem a chapa de Celina Leão, pois a vice-governadora teve muita proximidade com Michele Bolsonaro, a direita então pode lançar candidatura própria ao GDF.

Um grupo de direita já sinalizou uma chapa liderada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ou pela ex-ministra Damares para concorrer ao Buriti.

Outros movimentos para as disputas majoritárias:

Não é novidade para ninguém que, a terceira via na eleição passada seria encabeçada pela deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). Por indecisão partidária e brigas internas na sigla (Partido), a parlamentar não saiu candidata ao GDF. Agora porém, com tempo hábil para escolha de legenda, o nome da distrital está cotado como certo. Paula Belmonte, é cogitada como uma forte concorrente na disputa majoritária.

Linha esquerdista:

Caso haja consenso da esquerda no DF, dentro dessa linha de mulheres para sucessão, pode ser que o PT lance a professora Rosilene Corrêa, como era os planos de alguns na eleição passada. Nada confirmado ainda.

Outra que está mais alinha com a ideologia da esquerda é a senadora e ex-jogadora de vôlei Leila Barros (PDT). Ela foi a candidata do partido de Ciro Gomes ao GDF na campanha passada. Como não tinha nada a perder, Leila mesmo perdendo a eleição, ganhou o direito de permanecer como senadora, já que ainda estava na metade de seu mandato.

Acordos Partidários e Incertezas:

O jogo político está longe de ser definido, e muitos acordos partidários e mudanças podem ocorrer nos próximos anos. O “pula-pula” de barcos partidários é uma variável a ser observada, com possíveis alterações no cenário político durante o período que antecede as eleições.

Daqui para as eleições muita água ainda vai rolar por baixo da ponte, e nos ajustes partidários, alguns acabam abandonando o barco de partidos que inviabilizam candidaturas. Resta saber quando vai começar o “pula pula” de barcos.

À medida que nos aproximamos das eleições de 2026, a perspectiva de ter uma mulher como governadora no Distrito Federal ganha, a cada dia, mais força.

Fonte: Informa Tudo DF / por Silvano Lima