“Ele avisou” Decisão do STF sobre a imprensa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas, nesta quinta-feira (30), à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que veículos de comunicação sejam punidos por declarações dadas por entrevistados.

Durante um pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Bolsonaro disse estar “junto com a imprensa”.

– Estamos agora junto com a imprensa. Sempre estive com a imprensa e a imprensa agora vai estar comigo – declarou.

Ao questionar a decisão do Supremo, Bolsonaro indagou a respeito da ausência de um conceito claro sobre o que é caracterizado como fake news e sobre quem terá a palavra final para determinar a questão.

– Quem vai dizer se é fake news ou se não é fake news? Ninguém sabe. Ou alguém indicado por alguém que está no poder. Que sempre pregou controle social da mídia, sempre pregou a censura. Isso não dá certo – disse.

Na última quarta (29), o Supremo aprovou uma tese que prevê a possibilidade de responsabilização civil de empresas jornalísticas que publicarem entrevistas que imputem de forma falsa crime a terceiros.

No texto aprovado pela Corte, o STF diz que é “vedada qualquer espécie de censura prévia”, mas que admite-se “a possibilidade posterior de análise e responsabilização”.

Nesta quinta, Bolsonaro declarou ainda que seu governo estava em um bom rumo, mas que “resolveram trocar”. Entretanto, de acordo com o ex-chefe do Executivo, “esse alguém” que resolveu mudar o presidente “não foi o povo brasileiro”.