Vice-presidente da CCJ do Senado é contra Dino no STF; assista

O parlamentar mostra preocupação com a militância política do indicado de Lula

O senador Marcos Rogério (PL-RO), vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, gravou um vídeo se colocando contra a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o parlamentar, a atuação política do atual ministro da Justiça é um ponto impeditivo para que ele assuma a cadeira deixada por Rosa Weber, ministra que se aposentou em setembro deste ano.

Rogério divulgou um vídeo de uma entrevista em que Dino se declara comunista e seguidor dos ensinamentos de Lenin. Para ele, essa declaração o torna inapto para o cargo na Suprema Corte, pois não teria imparcialidade.

– Os dois últimos ministros, embora tenham sido indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, não têm paixões ideológicas. Você nunca viu esses últimos ministros dizendo que têm apego à cartilha ideológica de uma forma tão evidente – justificou o parlamentar, se referindo aos ministros Nunes Marques e André Mendonça.

O senador também disse que um ministro da Suprema Corte deve ter uma postura de equilíbrio, serenidade, discernimento e outros pontos para se manter longe das paixões políticas e ele não não enxerga isso no indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A CCJ fará uma sabatina com Flávio Dino no dia 13 de dezembro. Ele precisará responder às perguntas dos senadores que compõem a comissão. Caso seja aprovado pela maioria, a votação será enviada ao plenário do Senado e precisará de 41 votos para que ele seja efetivado no cargo.

Assista:

Espera-se de um ministro da Suprema Corte uma postura de equilíbrio, serenidade e capacidade para dialogar e se manter distante de paixões políticas e ideológicas. Não é o caso de Flávio Dino.

Nunca antes na história do Brasil vimos um ministro com tamanho apego ideológico. pic.twitter.com/eGivuwzojg

— MARCOS ROGÉRIO (@MarcosRogerio) November 28, 2023

Siga-nos nas nossas redes!