Maceió: Defesa Civil alerta para “risco de colapso” em mina

A capital alagoana sofre com tremores de terra pela exploração de sal-gema

Nesta quarta-feira (29), a Defesa Civil de Alagoas alertou para o “risco eminente de um colapso em uma das minas monitoras” no bairro Mutange, na capital Maceió. Esse é um dos bairros desocupados após o afundamento de terra causada pela exploração de minério da empresa Braskem.

Há riscos da formação de uma grande cratera após cinco abalos sísmicos registrados nos bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro durante o mês de novembro. De acordo com a empresa, a movimentação no solo foi registrada dentro das áreas de serviço da companhia e o local foi isolado preventivamente.

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, a mina da Braskem pode desabar e criar um grande colapso ambiental na cidade.

– Se o teto dela [mina] vier a desabar, essa cavidade chega até a superfície, e se ela chegar dentro da lagoa [Mundaú], aí a gente tem consequências mais preocupantes, como um aumento de salinização dessa água e vai impactar toda a área de mangue de forma bastante trágica – disse.

TRAGÉDIA FAZ HOSPITAL SER EVACUADO
A possibilidade de desabamento de uma das minas da Braskem no bairro Mutange acabou prejudicando o atendimento do Hospital Sanatório, localizado no bairro Pinheiro, por isso o espaço precisou ser evacuado.

A evacuação ocorre desde a noite desta quarta-feira e tem como objetivo preservar a vida dos pacientes e funcionários do hospital, já que há chances do bairro vizinho sofrer novos afundamentos.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), usou as redes sociais para anunciar que as equipes da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro estão chegando ao estado na noite desta quinta (30) para acompanhar a situação.

– Conversei com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobre o agravamento do desastre causado pela Braskem em cinco bairros de Maceió. Solicitei o acompanhamento da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre o possível desabamento do teto da mina 18 – disse.

E continuou:

– Determinei que todos os órgãos vinculados ao Gabinete de Crise estejam de prontidão para agir e prestar assistência à população. O Governo de Alagoas tem reiteradamente cobrado a Braskem para assumir verdadeiramente sua responsabilidade diante do maior crime ambiental urbano do mundo.