Após crise, Lula oferece jantar a três ministros do STF

Jorge Messias e Flávio Dino, que modem ser indicados ao STF, também estiveram presentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar no Palácio do Alvorada nesta quinta-feira (23). O encontro acontece após a Corte repudiar o voto do líder do PT no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) a favor da PEC que limita as decisões monocráticas dos ministros.

Estiveram neste encontro Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Mais cedo, Lula havia se reunido com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que não participou do jantar porque tinha outro compromisso no Rio de Janeiro.

Além dos ministros do STF, também estiveram presentes o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro da Justiça, Flávio Dino. As informações são do UOL.

INTERESSES COM STF
Messias e Dino são cotados para a vaga deixada por Rosa Weber no STF. Lula deve indicar um novo ministro em breve.

Além desta questão, o governo pediu aos ministros presentes para destravarem a pauta de precatórios no STF. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e outras quatro entidades representativas de servidores públicos entraram com esta ação que tem como relator o ministro Luiz Fux.

Um dos pontos em debate é a imposição de um limite para o pagamento de precatórios de 2022 a 2026.