Viaduto do Itapoã/Paranoá: comunidade pede a liberação da pista superior para agilidade do trânsito no local

Abertura da pista superior do viaduto vai desafogar o trânsito na região para cerca de 30 mil motoristas

Uma comissão de moradores, líderes comunitários e comerciantes da região do Paranoá, Itapoã e Paranoá Parque se reuniram em setembro de 2023 com a deputada distrital Dr. Jane Klebia, em seu gabinete na Câmara Legislativa – CLDF, levando a demanda para liberação da pista superior do viaduto entre o Itapoã e o Paranoá.

Na reunião que também contou com a participação do Administrador Regional do Itapoã, a comissão cobrou agilidade na liberação da pista superior e foi prometido o encaminhamento da solicitação para o DER e os demais órgãos a fim de que se agilizasse a liberação da parte de cima do viaduto, assim como foi feito nas demais obras de viadutos construídos em outras regiões do Distrito Federal.

Ocorre que já se passaram 2 meses da reunião e até agora não se liberou a parte superior para passagem dos veículos. Moradores da região reclamam que os retornos ficaram muito longe e causando transtornos e gasto a mais com combustível.

Os responsáveis pela obra dizem que primeira etapa do viaduto do Itapoã/Paranoá – que prevê a liberação das pistas superiores, de ligação da DF-250 com a DF-015 – está sendo priorizada no cronograma da obra.

Esta fase da construção vai melhorar a trafegabilidade para Planaltina, Paranoá e Itapoã na direção do Lago Norte e do Varjão.

As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham simultaneamente em vários pontos do viaduto. De segunda a segunda, cerca de 100 homens contratados diretamente atuam tanto nas alças inferiores quanto na finalização da pavimentação na alça superior, para liberar o fluxo de veículos.

Trabalhos têm sido executados nas alças inferiores e na pavimentação na alça superior, para liberar o fluxo de veículos | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A obra gera, ao todo, 200 empregos diretos e indiretos na construção da estrutura viária. Com investimentos de R$ 33 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), o elevado vai beneficiar mais de 30 mil motoristas que circulam pela região todos os dias.

Arte: Agência Brasília

Seguindo os mesmos padrões de infraestrutura e qualidade das obras viárias já entregues à população pelo GDF, como o Túnel Rei Pelé e o Viaduto do Sudoeste, o elevado do Itapoã/Paranoá promete aliviar o trânsito onde antes havia um balão de entroncamento das rodovias DF-001 e DF-015. Com a nova estrutura viária, será possível acessar também a DF-250, que liga o Itapoã a Planaltina.

11/11/2023 - Viaduto do Itapoã/Paranoá terá pista superior liberada em primeira etapa