839 trabalhadores perderam o emprego na GM

Esta foi a quantidade de demissões na planta joseense registrada no Tribunal Regional do Trabalho

A General Motors (GM) confirmou nesta segunda (30) a demissão de mais de 800 trabalhadores em sua fábrica de São José dos Campos. Esta ação ocorreu após uma audiência de conciliação realizada na última sexta (27) no Tribunal Regional do Trabalho. Os documentos protocolados pela GM indicam que um total de 839 funcionários foram demitidos.

A montadora havia solicitado o dissídio coletivo devido à greve iniciada na semana passada. Durante a audiência, a GM alegou que as demissões foram necessárias devido à queda nas vendas dos produtos fabricados em São José dos Campos e que não poderia garantir o direito de preferência aos demitidos em caso de futuras contratações. Por outro lado, o Sindicato dos Metalúrgicos pressiona a montadora a cancelar as demissões, alegando que um acordo durante o período de layoff incluiu uma cláusula que prevê a estabilidade de emprego para os trabalhadores.

Na semana anterior, os funcionários da GM realizaram um protesto contra o anúncio de 1,2 mil demissões e decidiram manter a greve em andamento. O ato de protesto ocorreu na manhã de quinta (26). A situação ainda é acompanhada de perto por trabalhadores, sindicatos e autoridades locais, uma vez que as demissões afetam centenas de famílias e têm um impacto na economia joseense.