Filho de Lira negocia com a Caixa, agora sob comando do Centrão

Presidente da Câmara conseguiu emplacar aliado no banco estatal

Nesta semana, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), conseguiu emplacar um de seus aliados, o economista Carlos Fernandes, para o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal. Além dessa, outra ligação do congressista com o banco repercutiu nesta semana: a do filho de Lira, que negocia verbas de publicidade com a instituição bancária.

Segundo uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, Lira Filho, de 23 anos, é sócio da Omnia 360, uma empresa que representa veículos de mídia que participam de campanhas da Caixa e de outros órgãos públicos. A OPL Dikgital e a RZK Digital, ambas clientes da Omnia, estão na lista de veículos que atuaram na publicidade do banco em 2022 e 2023.

De acordo com o jornal, a Omnia não tem contratos diretamente com a Caixa ou órgãos públicos, mas ganha uma comissão das empresas que representa quando elas exibem anúncios, por exemplo, em outdoors ou na internet. Além disso, a empresa do filho do deputado representa e acompanha clientes em reuniões.

Por essa razão, a Caixa registrou 26 entradas de sócios da Omnia no banco entre 2021 e 2022, sendo quatro delas de Lira Filho. Ele esteve no banco, por exemplo, com representantes da RZK. Segundo a Folha, com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, o último registro de entrada do filho do presidente da Câmara é de abril do ano passado.

Questionados pelo veículo sobre um possível conflito de interesses nas relações do banco com o filho de Lira, Caixa, Omnia, OPL, RZK e Rocket não responderam aos questionamentos da Folha. O presidente da Câmara também não quis se manifestar.