Antony Blinken: Civis não são alvo de Israel na Faixa de Gaza

Secretário de Estado dos EUA disse ainda que Hamas está usando civis como escudos humanos

Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA Foto: EFE/EPA/RAIGO PAJULA / ESTONIAN PRIME MINISTER OFFICE

Nesta sexta-feira (13), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que “os civis não são o alvo das operações israelenses” na Faixa de Gaza. Ele disse que muitas famílias do enclave palestino “estão sofrendo sem ter culpa” na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

– Os civis não são o alvo das operações israelenses, eles são o alvo deliberado das ações do Hamas – disse Blinken.

As declarações do americano foram dadas durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abderrahman, em Doha.

Blinken afirmou que os EUA estão em contato com as autoridades israelenses para “tomar todas as precauções para evitar ferir civis”, embora tenha alegado que isso é complicado, porque, de acordo com ele, o Hamas está usando civis como “escudos humanos” em áreas povoadas de Gaza.

Ele também denunciou que o Hamas está “bloqueando as estradas para os palestinos que se deslocam para o sul de Gaza”, o que impede a entrega de ajuda humanitária.

Blinken destacou que Washington “lamenta a perda de qualquer vida inocente”, seja palestina ou israelense, e reconheceu que a situação na Faixa de Gaza é “urgente”.

– Mas não vamos perder de vista o motivo pelo qual isso está acontecendo: Israel está conduzindo operações em Gaza porque o Hamas cometeu um ataque terrorista que matou 1,3 mil de seus cidadãos da maneira mais horrível – apontou.

Ele reiterou que “Israel tem o direito e a obrigação de defender seu povo e de tentar garantir que o Hamas não possa repetir o que fez”.