Lula passa por cirurgia no quadril nesta sexta para corrigir artrose

Petista passará por artroplastia total no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será submetido, nesta sexta-feira (29), a uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose. A previsão é que o petista se interne ainda durante a manhã no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para realizar o procedimento.

Em razão da cirurgia, Lula dará uma pausa em sua agenda internacional, que tem sido bastante movimentada ao longo de 2023. A próxima viagem do chefe do Executivo ao exterior deve acontecer apenas no final de novembro, quando ele seguirá para os Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28. Na volta, ele passará pela Alemanha.

CIRURGIA E RECUPERAÇÃO
Inicialmente, o presidente receberá uma anestesia geral. Na sequência, o cirurgião fará um corte de 30 centímetros na lateral do quadril de Lula. Como passará por uma artroplastia total, o chefe do Executivo terá a cabeça do fêmur e o acetábulo substituídos por componentes que podem ser feitos de metal, polietileno ou cerâmica. Toda a cirurgia deve durar de uma a duas horas.

A artrose, problema que acomete o petista, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. Segundo os médicos do presidente, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve justamente a substituição do osso afetado por uma prótese.

Vão acompanhar a cirurgia o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, além da equipe do hospital. A previsão é que Lula fique internado até a próxima terça-feira (3) e depois passe a despachar do Palácio da Alvorada.