PT assina acordo de intercâmbio e cooperação com Partido Comunista Chinês

Gleisi Hoffmann afirmou que a cooperação entre as duas legendas é importante “em mundo que desejamos cada vez mais multipolar

O Partido dos Trabalhadores (PT) assinou um acordo de cooperação e intercâmbio com o Partido Comunista Chinês nesta quarta-feira (20). A presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffman, recebeu a comitiva com Li Xi, integrante do primeiro escalão do partido que governa a China.

A segurança ao redor da sede do PT em Brasília foi reforçada para a visita da comitiva, e a rua em frente ao prédio foi fechada. A imprensa pôde acompanhar apenas a primeira parte da reunião.

No discurso, Gleisi Hoffmann afirmou que a cooperação entre as duas legendas é importante “em mundo que desejamos cada vez mais multipolar. Temos grandes responsabilidades em uma nova ordem mundial, menos assimétrica”.

Já Li Xi afirmou que esse intercâmbio leva a relação com o PT “a um novo patamar”.

Com esse documento, os partidos buscam “fortalecer relações bilaterais, aprofundar a comunicação estratégica e confiança política mútua, assim como promover o desenvolvimento sustentável e saudável das relações entre a China e o Brasil, na base dos princípios de independência e autodeterminação, igualdade completa, respeito mútuo e não intervenção nos assuntos internos”.

Conforme ressaltou o PT, o objetivo é intensificar as visitas de alto escalão entre os dois partidos. O acordo também prevê a realização do “Seminário Teórico” anualmente e planos anuais de intercâmbio e cooperação entre os dois partidos.