Putin reage após Lula cobrar que Brics discuta guerra na Ucrânia

Presidente russo também culpa o Ocidente pela invasão

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reagiu, nesta quarta-feira (23), à cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que os líderes do Brics discutissem de fato a guerra na Ucrânia e contribuíssem para alcançar um acordo de paz. Ele alegou que ordenou a invasão militar motivado por uma ação do Ocidente, na fronteira com seu país.

– Nossas ações na Ucrânia são guiadas por uma coisa somente: encerrar a guerra iniciada pelo Ocidente contra as pessoas em Donbass – disse Putin.

– Gostaria de agradecer aos colegas do Brics que participam de forma ativa para tentar encerrar essa situação assegurando um acordo justo com meios pacíficos – continuou.

Sem citar nenhum nome, Putin afirmou que alguns países “promovem sua hegemonia e política neocolonial” e que isso “levou a uma crise terrível na Ucrânia”.

Putin culpou a ação ocidental por um “golpe de Estado” na Ucrânia, se referindo à queda de Victor Yanukovich, em 2014. Segundo ele, as pessoas que discordaram enfrentaram oito anos de guerra.

– A Rússia decidiu apoiar essas pessoas porque lutam por sua cultura, tradições e língua – falou o presidente russo.

Vladimir Putin participou da 15ª Cúpula do Brics por videoconferência, em tempo real, de Moscou. Ele desistiu de viajar à África do Sul, porque estava ameaçado por uma ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional, que deveria ser cumprida caso ele pisasse em solo sul-africano.

Logo após a fala de Putin, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que agradecia que ele reconhecesse os esforços feitos por um número de países do Brics para chegar a um fim pacífico do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Ramaphosa afirmou que o mundo passa por um período de turbulência.

– Concordamos que para encerrar esse tipo de conflito a negociação seria a melhor forma, como o senhor sempre disse estar disposto a fazer – disse o presidente sul-africano.

E completou:

– Os membros do Brics continuarão a apoiar esses esforços para trazer solução ao conflito por meio do diálogo, mediação e negociação.