Viaduto do Periquito ganha mais uma alça de acesso

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio do 5° Distrito Rodoviário, construiu a 4ª alça do Viaduto do Periquito, localizado no entroncamento da DF-480 com a DF-065.

Com o objetivo de tornar a fluidez do trânsito mais confortável para os motoristas provenientes do Gama e de Santa Maria com destino a Taguatinga e Samambaia, o DER-DF construiu a 4ª alça de acesso do elevado, com aproximadamente 50 metros de extensão e duas faixas de rolamento.

A 4ª alça de acesso do viaduto tem aproximadamente 50 metros de extensão e duas faixas de rolamento | Foto: Divulgação/DER-DF

A obra direta, com recursos, maquinário e pessoal próprio do órgão, foi executada em 30 dias. Além da pavimentação, foram executadas sinalização horizontal e vertical e a instalação de 176 metros de defensa metálica, também conhecida como guarda-corpo.

O chefe do 5º Distrito Rodoviário, Eli Câmara, afirma que a 4ª alça completa o complexo viário da região. “Faltava essa acessibilidade para quem vem do Gama e de Santa Maria. Agora, os aproximadamente 70 mil veículos que transitam pelo viaduto têm mais esta opção”, destaca o engenheiro.

Para o vendedor de carros William Marlos, 32 anos, morador do Gama, a tesourinha vai favorecer a ida dele a Samambaia, onde trabalha. “Pode parecer simples, mas uma alça que tenho a mais para ir direto rumo à cidade onde trabalho é uma economia de tempo todos os dias. Gostei da novidade, fazia falta”, comemora.

Relembre

O Viaduto do Periquito custou R$ 6 milhões aos cofres públicos e faz parte do projeto do Expresso DF Sul, que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. O trânsito no viaduto foi liberado em 2013, e o restante do complexo foi inaugurado em 2014, ao custo total de R$ 533 milhões. Aproximadamente 140 mil veículos trafegam pela região.

*Com informações do DER-DF