Resolução da Adasa estabelece ações integradas para identificação e correção de lançamentos irregulares de esgotos sanitários e de águas pluviais

Com a medida será possível evitar, por exemplo, a interconexão cruzada entre os sistemas de esgotamento e drenagem

Foi publicada no DODF desta quinta-feira (17/8), Resolução n° 25/2023, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece procedimentos gerais para execução integrada – entre Novacap e Caesb – das atividades de inspeção, identificação e correção dos lançamentos irregulares de esgotos sanitários ou outros efluentes no sistema público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e de águas pluviais no sistema público de esgotamento sanitário.

Com a integração das ações entre as concessionárias de abastecimento de água e esgotamento sanitário (CAESB) e de drenagem urbana (NOVACAP) será possível evitar, por exemplo, a interconexão cruzada entre os sistemas de esgotamento e drenagem.

 “O ato normativo contribuirá para prevenir lançamentos de esgotos de forma errônea nos sistemas de drenagem de águas pluviais e, consequentemente, em corpos hídricos”, explicou o superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE) da Adasa, Rafael Melo.

A ideia é que as prestadoras destes serviços criem procedimentos operacionais de ações integradas visando verificar a correta disposição dos esgotos sanitários e das águas pluviais pelos empreendimentos no Distrito Federal.

“Por meio desta integração, também será possível identificar e corrigir mais rapidamente as irregularidades constatadas”, acrescentou o superintendente de Drenagem Urbana (SDU) da Agência, Hudson de Oliveira.

A partir de hoje, as concessionárias terão 90 dias para se organizarem e apresentarem o planejamento dessas ações.

Fonte: ADASA – Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

VEJA TAMBÉM:

Política de Recursos Hídricos do DF é pauta de reunião

975d6b2d 1ded 412a a67b ca233184f09b

A implementação de instrumentos previstos na Política de Recursos Hídricos do DF foi o tema que norteou a reunião realizada nesta terça-feira (01/08), na sede da Adasa, entre o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, o diretor-presidente da Agência, Raimundo Ribeiro, e os diretores Félix Palazzo e Rogério Rosso.

Para Ribeiro, as discussões em torno da pauta são parte essencial no processo de construção de propostas que tragam resultados efetivos. “O encontro de hoje segue o modo de trabalho do governo, que procura reunir todos os atores envolvidos em uma determinada temática na busca por soluções conjuntas onde fique claro as responsabilidades de cada um”, ressaltou.  

Na opinião de Gutemberg o diálogo é fundamental. “A política ambiental tem que ser transversal e a Adasa, como órgão gestor de recursos hídricos, está incluída em ações voltadas para a proteção ao meio ambiente e, consequentemente, dos nossos corpos hídricos”.  

Além do secretário e dos membros da Diretoria Colegiada da Adasa, participaram da reunião o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro, o Ouvidor da Agência, Robinson Cardoso, o subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial da Sema-DF, Renato Santana, a assessora Ivanise Nery e o subprocurador Geral do DF, Rogério Cavalcanti Araujo