Equador: Candidato a presidente é assassinado após evento

Fernando Villavicencio estava em quinto lugar nas pesquisas

O candidato a presidente do Equador, Fernando Villavicencio, foi assassinado nesta quarta-feira (9) na cidade de Quito. O homem foi vítima de um atentado e morreu com três tiros na cabeça após deixar um encontro político.

PUBLICIDADE

Jornais locais repercutem o crime e falam que disparos foram ouvidos quando Villavicencio deixava o local. O político entrou no carro, os disparos foram ouvidos e as pessoas em volta tentaram se proteger.

O atual presidente do Equador, Guillermo Lasso, usou o Twitter para lamentar o ocorrido e declarou que está consternado com o crime.

As eleições acontecerão em 20 de agosto e Villavicencio estava em quinto lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Veja abaixo vídeo do ataque:

https://www.instagram.com/p/Cvvqc_apNn_/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

Indignado y consternado por el asesinato del candidato presidencial Fernando Villavicencio. Mi solidaridad y mis condolencias con su esposa y sus hijas. Por su memoria y por su lucha, les aseguro que este crimen no va a quedar impune.

El Gabinete de Seguridad se reunirá en…

— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) August 10, 2023

facção Los Lobos reivindica morte de Villavicencio no Equador

Los Lobos é a 2ª maior organização criminosa do Equador, com cerca de 8 mil membros. Além de reivindicar o crime, ameaça outros políticos
Imagem colorida de um grupo de homens encapuzados e armados - Metrópoles

A facção criminosa Los Lobos, a segunda maior do Equador, reivindicou o assassinato do candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio, nessa quarta-feira (9/8).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Los Lobos assume a autoria do crime e também ameaça outros políticos, como o presidenciável e economista Jan Topic. Nas imagens, é possível observar vários homens encapuzados e armados.

“Toda vez que políticos corruptos não cumprirem suas promessas quando receberem nosso dinheiro, que é de milhões de dólares, para financiar sua campanha, serão dispensados. Você também, Jan Topic, mantenha sua palavra. Se você não cumprir suas promessas, você será o próximo”, anunciou o grupo de homens.

Além disso, seis suspeitos foram presos por possível envolvimento no assassinato de Villavicencio. Não se sabe, ainda, se eles pertenciam ao grupo.

Imagem colorida mostra o candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio em campanha - Metrópoles

.