Bolsonaro chega à Polícia Federal para prestar novo depoimento

Ex-presidente presta depoimento pela quarta vez desde que deixou o Planalto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou à sede da Polícia Federal, em Brasília, por volta das 13h40 desta quarta-feira (12), onde vai prestar o quarto depoimento desde que deixou o Planalto. O ex-chefe do Executivo será ouvido em relação ao suposto plano de golpe relatado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) que envolveria, além de Bolsonaro, o ex-deputado Daniel Silveira.

No início deste ano, Do Val afirmou que a trama teria como objetivo manter Bolsonaro no poder após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o senador, o assunto foi tratado durante reunião com Silveira e na presença do então presidente da República.

Após prestar depoimento à PF em fevereiro, porém, Marcos do Val disse estar arrependido de ter envolvido o ex-presidente na história e afirmou que o pedido para tentar gravar o ministro partiu de Daniel Silveira.

De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, em uma primeira varredura feita por seus aliados, Bolsonaro identificou apenas uma mensagem trocada com do Val no período sob investigação. Na ocasião, o presidente respondeu ao político que o tema era: “Coisa de maluco”. Segundo aliados de Bolsonaro, essa foi a única mensagem trocada entre ele e o senador.

O depoimento de Bolsonaro foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em junho. Esta será a quarta oitiva do ex-presidente em 2023. Ele já prestou esclarecimentos sobre as joias sauditas, as fraudes em dados de vacinação e os atos de 8 janeiro.