Dino terá de explicar críticas antigas às urnas eletrônicas

Em 2013, Dino disse que “as urnas eletrônicas são extremamente inseguras e suscetíveis a fraudes”

Em pedido feito na última sexta-feira (7), deputados federais buscam através do Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro da Justiça, Flávio Dino, esclareça sobre antigas publicações em seu Twitter duvidando da segurança das urnas eletrônicas – tal como fez o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), motivo que o levou a ficar inelegível.

Estas mensagens colocando em xeque a inviolabilidade das urnas foram postadas por Dino entre agosto de 2012 e junho de 2014, antes que ele tivesse sido eleito governador do Maranhão.

– Em eleições com pequena margem, possibilidade de violação de uma única urna pode alterar o resultado final – advertiu o comunista em agosto de 2012.

Em novembro de 2013, Dino fez outro comentário maculando as urnas.

– Hoje em Recife vi a comprovação científica de que as urnas eletrônicas são extremamente inseguras e suscetíveis a fraudes.

Parlamentares como Maurício Marcon do Podemos e do PL: Carlos Jordy, Nikolas Ferreira, Cabo Gilberto, André Fernandes, Paulo Bilynskyj, entre outros, querem que o ministro esclareça o duplo padrão adotado em seus comentários.

A ação ainda não tem relator definido no STF e pode cair nas mãos da plantonista da Casa, a ministra-presidente da Corte Rosa Weber.

Siga-nos nas nossas redes!