Dilma acusa EUA de usar o dólar como “arma geopolítica”

A ex-presidente brasileira criticou o uso da moeda norte-americana nas transações internacionais

A presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff, declarou, no domingo (2), que os Estados Unidos usam o dólar como “arma geopolítica”. A afirmação foi dada no 1º Fórum Mundial da Paz, na Universidade Tsinghua, em Pequim.

Na explicação, a ex-presidente brasileira disse que a desvalorização cambial prejudicou os países em desenvolvimento que foram “afetados desproporcionalmente”.

– No contexto de conflitos geopolíticos, o dólar tem sido usado como arma de sanções, elevando os preços de energia e alimentos e interrompendo ainda mais as cadeias de suprimentos – declarou Dilma.

Rousseff ainda afirmou que os EUA adotaram uma política de contenção para impedir a ascensão de novas potência econômicas. Dilma disse que o país norte-americano atuou contra o Japão e, agora, atua contra a China.

– O fato de o mundo ter aceitado, por muitas décadas, a existência de uma única moeda de reserva internacional deu origem a um sistema financeiro assimétrico que, como sempre, gera maiores vantagens para o país que emitir essa moeda – pontuou.

Para Dilma, é improvável que surja outra moeda hegemônica além do dólar. Ela acredita que o comércio global e as transações do mercado de capitais entre economias emergentes sugere que o domínio do dólar diminuirá.

Siga-nos nas nossas redes!