Damares diz que votará contra Zanin: “Nada me fará mudar”

Senadora disse que conversará com o indicado de Lula apenas se for necessário

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) decidiu fechar as portas de seu gabinete para o advogado Cristiano Zanin Martins, que busca apoio de evangélicos para sua indicação a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar, que é evangélica, declarou que só falará com o candidato, que defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato, “se for mesmo necessário”.

Zanin será sabatinado na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado. Após essa etapa, o nome do advogado passará por votação no Plenário da Casa. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, Zanin tem conquistado líderes evangélicos. A senadora, no entanto, não diz não querer qualquer diálogo pessoal com o indicado de Lula.

– Venho informar aos amigos, aos irmãos, aos correligionários e também aos adversários que nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF. Que fique claro desde já que meu voto será “não” e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam! – afirmou a senadora.

A senadora afirmou que “só” falará com o advogado “antes da votação se for mesmo necessário e por meio de solicitação” do seu partido, o Republicanos. Damares declarou ainda que, caso tenha de participar de um encontro, a reunião deverá ter um formato específico, “com a presença dos demais parlamentares e tudo de forma protocolar”.

– Acredito que a indicação do Dr. Zanin fere o princípio constitucional da impessoalidade e, portanto, não posso aceitá-la – afirmou Damares.

Segundo o Estadão, o advogado indicado por Lula ao STF já esteve em almoço e café da manhã com representantes dos evangélicos no Congresso. A religiosos, ele tem dito que pautas conservadoras, como aborto e drogas, caras ao segmento religioso, cabem ao Congresso e rejeitará que a Corte “legisle” sobre os temas.