Após febre, piloto e namorada morrem no mesmo dia

Suspeitas são de dengue, febre maculosa ou leptospirose

O piloto de corrida Douglas Pereira Costa e a namorada dele, a dentista e biomédica Mariana Giordano, morreram na última quinta-feira (8) após serem internados com febre, dor no corpo e erupção na pele. Douglas estava hospitalizado em Jundiaí, em São Paulo, enquanto Mariana faleceu na capital paulista. A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí investiga o caso como suspeita de dengue, febre maculosa ou leptospirose.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o casal apresentava os mesmos sintomas: febre, dor no corpo e exantema (erupções na pele), mas acabaram evoluindo para um quadro mais grave. Amigos do piloto e da dentista relataram que os dois estiveram recentemente na área rural de Campinas, no interior de São Paulo, e também na cidade mineira de Monte Verde.

As amostras biológicas coletadas de Douglas serão enviadas ao Instituto Adolpho Lutz na próxima segunda-feira (12) para definição do diagnóstico. Já a Secretaria de Saúde Municipal de São Paulo, onde Mariana morreu, informou que nenhum hospital havia notificado a morte da dentista até esta sexta.

As suspeitas sobre o caso estão em três doenças: dengue, leptospirose e febre maculosa. A primeira é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, enquanto a segunda é uma doença infecciosa causada por bactéria e transmitida ao ser humano pela urina de roedores. Já a febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.