New York Times vê Lula como “aliado próximo” da Rússia

Posicionamentos recentes do petista seriam os fatores motivadores da rotulação

Ao cobrir a cúpula do G7 no Japão, o jornal americano The New York Times atribuiu a Lula (PT) o adjetivo de “aliado próximo” da Rússia. A publicação também relatou a investida do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de expandir seu grupo de apoio, trazendo novos países para o coalizão de apoio à Ucrânia.

PUBLICIDADE

– Ele continuou esses esforços no Japão, onde se encontrou com o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia, um país que aprofundou os laços econômicos com a Rússia à medida que os aliados da Ucrânia se distanciavam. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, um aliado próximo da Rússia, também está em Hiroshima – disse a publicação do The New York Times.

Lula e Zelensky não conseguiram consumar a reunião bilateral que teriam. O motivo, de acordo com a assessoria da Presidência, seria a incompatibilidade de horários em ambas agendas.

A proposta do encontro foi uma iniciativa do presidente ucraniano, mas Lula ignorou o convite durante todo o sábado, oferecendo um horário na tarde de domingo, o que causou desconforto em Volodymyr.