No G7, diante de Zelensky, Lula muda discurso e condena invasão russa à Ucrânia

Lula condena invasão da Ucrânia diante de Zelensky.

Em abril de 2023, em entrevista durante escala nos Emirados Árabes Unidos, em viagem a China, o petista disse: “A decisão da guerra foi tomada pelos 2 países”. Ou seja, culpou também a Ucrânia pelo massacre Russo.

Lula discursa na cúpula do G7
Ricardo StuckertLula discursa na cúpula do G7

Lula neste domingo (21) fala da invasão russa à Ucrânia, frente ao presidente do país, Volodymyr Zelesnky, durante a cúpula do G7 , em Hiroshima, no Japão.

Na foto acima, é possível notar que Lula está de frente para Zelensky, ao lado do presidente americano Joe Biden e do premiê canadense Justin Trudeau. 

O presidente ucraniano havia solicitado uma reunião com Lula, que ainda não ocorreu presencialmente, os dois apenas conversaram por vídeo. Zelensky está no Japão para tentar convencer Brasil e Índia e se posicionarem contra o confronto. 

Em seu discurso, Lula afirmou que está em linha com a Carta das Nações Unidas e que o Brasil “repudia veementemente o uso da força como meio de resolver disputas. Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia”.

Mudando o discurso, o que para Lula antes era decisão ou culpa dos 2 países. Agora parece que Ele cai em si, ao condenar a invasão Russa feita ao território Ucraniano.

Tomara que as repentinas mudanças de Lula em suas falas as vezes desconexas e até sem lógica, não atraia a rivalidade da Vladimir Putin e acabe tornando inimigos o Brasil e Rússia.