Alexandre de Moraes reclama de Lula durante festa de casamento

Ministro está insatisfeito com falta de acesso direto ao presidente

Em rodas de conversa de uma festa no último sábado (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deixou bem explícita a sua insatisfação envolvendo a falta de acesso direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o magistrado, já faz dois meses que ele aguarda um retorno do chefe do Executivo a suas tentativas de contato.

Segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, as reclamações de Moraes ocorreram durante o casamento do filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, Rodrigo Salomão. Na ocasião, Moraes expressou suas queixas “em alto e bom som” para advogados e outros ministros enquanto tomava uísque.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que acessar diretamente o líder do Planalto é difícil, pois, além de Lula não utilizar um celular próprio, é sempre preciso passar pelo crivo de algum assessor.

Ainda de acordo com a colunista, o maior interesse de Moraes em falar com Lula são as indicações que o presidente possui para o STF. O ministro quer persuadir o petista a escolher Rodrigo Salomão, pai do noivo, para substituir Ricardo Lewandowski, aposentado em abril.

Lula, contudo, demonstra estar decidido a alçar seu advogado, Cristiano Zanin, ao posto na Corte máxima. Esse seria o motivo de estar evitando falar diretamente com Moraes e com outros magistrados por ora. Vale lembrar que ele ainda poderá indicar um outro ministro com a saída de Rosa Weber, em outubro.