Gonçalves Dias pede demissão após reunião com Lula

Gonçalves Dias pede demissão após reunião com Lula

Em meio à grande pressão gerada pela divulgação de um vídeo que o mostra dentro do Palácio do Planalto durante as invasões de 8 de janeiro, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, apresentou sua demissão nesta quarta-feira (19), logo após a reunião ministerial de emergência com o presidente Lula. A notícia marca a primeira saída de um membro do primeiro escalão do governo, poucos dias após a celebração dos primeiros 100 dias de governo.

Lula e General Gonçalves Dias
 Foto: Ricardo Stuckert

No vídeo, transmitido pela CNN Brasil, militares do GSI aparecem guiando os invasores para as portas de saída, em um clima ameno, gerando indignação na opinião pública e em setores políticos que questionaram a postura do órgão diante do episódio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência com ministros, onde foi decidida a saída de Gonçalves Dias do cargo. O episódio marca um momento delicado para o governo Lula, que enfrenta críticas e muita pressão em diversas áreas. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirma: “Não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro”.