Após Lula acusar os EUA, Chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, chega ao Brasil para encontro com o petista

Chanceler da Rússia, Sergey Lavrov desembarca em Brasília

Nas entre linhas de suas declarações polêmicas Lula defende a Rússia e acusa os EUA de incentivar a guerra na Ucrânia.

Sergey Lavrov é o primeiro representante do primeiro escalão da Rússia a vir ao Brasil desde o início da guerra.

No último domingo (16/2), Lula acusou os Estados Unidos e a Europa de incentivarem a guerra na Ucrânia. A declaração ocorreu durante visita do mandatário brasileiro a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O presidente também voltou a acusar a Ucrânia de ter participação no início do conflito. “A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra, porque a decisão da guerra foi tomada por dois países”, disse.

Após o encontro bilateral na sede do Ministério das Relações Exteriores, às 10h30, Lavrov e Vieira participarão de uma reunião ampliada com outros membros do governo e chancelaria brasileira. Antes do almoço, o representante russo fará uma declaração à imprensa e, às 15h, deve se reunir com o mandatário brasileiro. O encontro com Lula consta na agenda do ministro Mauro Vieira.

O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, desembarcou em Brasília por volta das 8h desta segunda-feira (17/4) para uma visita de trabalho ao Brasil.

O chanceler russo será recebido às 10h30 no Palácio do Itamaraty, pelo ministro Mauro Vieira. Durante a tarde, participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.

Ele é o primeiro membro do primeiro escalão da Rússia a vir ao Brasil desde o início da guerra, em fevereiro de 2022

Esta é a primeira vez que um representante do primeiro escalão do governo de Vladmir Putin vem ao Brasil, após o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.