Fala de Lula na China sobre guerra na Ucrânia favorece a Rússia e dispara contra os Estados Unidos e a Europeia, os acusando de incentivar o conflito por meio do fornecimento de armas

Lula afirmou que conversou com o presidente chinês Xi Jinping sobre a guerra na Ucrânia e defendeu a criação de um grupo de países dispostos a buscar a paz na região. Ao mesmo tempo, argumentou que os Estados Unidos e a Europeia também busquem a paz e parem de incentivar o conflito, por meio do fornecimento de armas.

Lula pediu que os Estados Unidos deixe de vender armamentos e trabalhem pelo fim do conflito entre Rússia e Ucrânia

“É preciso ter paciência com o presidente da Rússia, é preciso ter paciência com o presidente da Ucrânia. Mas é preciso, sobretudo, convencer os países que estão fornecendo armas e incentivando a guerra pararem”, disse Lula a jornalistas no saguão do hotel em que está hospedado, em Pequim, na manhã deste sábado, noite de sexta-feira no Brasil

“É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz”, completou. Só assim, afirmou o presidente, o presidente russo Vladimir Putin e o ucraniano Volodmir Zelenski vão se convencer que a paz interessa a todo mundo.

PUBLICIDADE

O presidente argumentou ainda que a China também está disposta a atuar pelo fim da guerra. Para o petista, os chineses devem ser hoje o elo mais importante no conflito. “Acho que a China tem um papel muito importante. Contínuo reiterando que a China talvez seja o mais importante.”

Estados Unidos

Durante a visita à China, Lula mandou recados aos Estados Unidos ao visitar a fábrica da gigante de tecnologia Huawei, acusada de espionagem pelos americanos, que pressionou Brasília para não fazer negócios com a chinesa. Também contestou o uso exclusivo do dólar como lastro para o comércio internacional.

O petista, porém, minimizou a possibilidade de sua visita à China causar arranhões com a diplomacia americana. “Não precisamos romper e brigar com ninguém para que a gente melhore. Não há nenhuma razão para isso”, falou sobre eventuais ruídos em Washington.