Tabanez pede ao governador do DF para que moradores do Itapoã e Paranoá não bebam mais água captada do Lago

O fornecimento para essas regiões eram feitos pelo Sistema Produtor Santa Maria-Torto com reservatórios que abastecem a capital da República (Descoberto e Santa Maria) Barragem do Descoberto. A captação do lago seriam para abastecer por tempo determinado, a Asa Norte, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, parte de Sobradinho II e Taquari.

Quando foi inaugurada pelo antigo governador Rodrigo Rollemberg à estação de tratamento para captar água do Lago Paranoá, para atender a demanda da região no período de seca. Conscientizou-se a população que à medida seria em caráter provisório para não haver desabastecimento nas cidades.

Ao contrário do prometido à comunidade, o que seria momentâneo e provisório virou contínuo e não se fala mais em reversão da medida, até o dia de hoje, continua-se utilizando a água captada do Lago Paranoá que é utilizada pelos moradores para beber, fazer comida, tomar banho e etc.

Expondo assim idosos, crianças e todas as pessoas da família, segundo relatos ao consumo diário dessa água (moradores têm se queixado de problemas estomacais e intestinais, dor de cabeça, alergia e outros sintomas).

Veja também: Tabanez encaminha solicitação ao GDF para asfaltar trecho entre a comercial do Itapoã e o Córrego do Bálsamo

Diante desta situação, o ex-deputado distrital Carlos Tabanez (MDB), encaminhou requerimento via oficio ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para que o abastecimento volte a ser como antes. Ou via Barragem do Descoberto ou com água oriunda da barragem de Corumbá. Ou seja, objetivando que os moradores dessa região, principalmente Itapoã e Paranoá, não bebam mais das águas captadas do Lago Paranoá.

Veja ofício abaixo:

Fonte: Informa Tudo DF

Não deixe de acompanhar a coluna “HÁ QUEM DIGA” no site: www.informatudodf.com.br