Vídeo: Bolsonaro diz que joias já estavam cadastradas: “Nada foi escondido” em entrevista à CNN

Ex-presidente negou irregularidades e disse que objetos estão à disposição

Em entrevista exclusiva à CNN no aeroporto de Orlando, nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro negou irregularidades com as joias que recebeu de presente do governo da Arábia Saudita e afirmou que os objetos estavam cadastrados.

“Se houvesse má fé por parte de alguém, não teria sido cadastrado. (…) Nada foi escondido. Se a imprensa divulga, é porque tem um cadastro dizendo que foi recebido”, explicou, adicionando que todos os itens estão “a disposição”.

“Deixo bem claro: em 2021, um ministro nosso foi na região (sic) da Arabia Saudita e ganhou dois presentes, um pra mim, um pra primeira-dama. O pra mim, tomei conhecimento no final do ano passado que tinha chegado. A primeira-dama (sic) ficou na alfândega. Ela tomou conhecimento, e eu também, pela imprensa”, ressaltou.

“Foi buscado, documentalmente, com ofícios, nós buscamos recuperar esse material para o acervo, por ofício, ninguém quis buscar na mão grande. Não teve avião da força aérea especificamente pra tentar buscar esse material em São Paulo. O garoto lá prometeu uma carona pra ir pra lá”, complementou.

“A lei diz que eu posso ficar com o material e posso usá-lo, não posso vendê-lo. O TCU entendeu que esse material nem podia ser usado. Sem problema nenhum. Quem vai usar um relógio, por exemplo, de 200, 300 mil reais? Eu jamais usaria”, apontou.

“Tá à disposição, não tá escondido, não foi surrupiado de lá. Mais da metade, em volume, nós já doamos. Doamos para o órgão certo, o museu nacional, a biblioteca nacional…”, observou Bolsonaro.

“Não vou liderar nenhuma oposição”, diz Bolsonaro à CNN

“Não vou liderar nenhuma oposição. Vou participar com meu partido, como uma pessoa experiente, 28 anos de Câmara, quatro de presidente, dois de vereador e quinze de Exército, para colaborar com o que eles desejarem, como a gente pode se apresentar para manter o que tiver de ser mantido e mudar o que tiver de ser mudado”, explicou Bolsonaro.

“Não precisa fazer oposição a esse governo”, comenta Bolsonaro à CNN

“Você não precisa fazer oposição a esse governo. Esse governo é uma oposição por si só dado a qualificação daqueles que compõe os ministérios. Ele criou mais quatorze ministérios, o perfil das pessoas é bastante diferente dos nossos, você pode fazer comparação aí no Brasil. E você começa a entender o porquê, queria que infelizmente fosse o contrário, não tem como dar certo esse governo”, cita o ex-presidente.