Rio Grande do Norte registra nova madrugada de violência

Durante a madrugada desta quarta, 100 integrantes da Força Nacional chegaram ao estado para reforçar a segurança

O Rio Grande do Norte registrou, nesta quarta-feira (15), sua segunda madrugada consecutiva de ataques criminosos contra prédios públicos, comércios e veículos. Ao menos duas pessoas teriam ficado feridas. Os atentados foram registrados na capital Natal e em outros municípios potiguares.

Durante a madrugada, 100 integrantes da Força Nacional chegaram ao estado para reforçar a segurança. A Polícia Militar informou que pelo menos 28 pessoas foram presas desde o início dos ataques. As ações seriam organizadas por uma facção criminosa.

Em Natal, quatro ônibus de turismo que estavam na garagem de uma empresa foram incendiados. Além disso, criminosos quebraram uma porta de vidro e jogaram um coquetel molotov em uma loja de motos localizada em uma das principais vias da cidade. Além desses casos, um carro particular foi incendiado.

Na praia de Pipa, que fica no município de Tibau do Sul, criminosos atiraram contra a base policial e tentaram incendiar o local. Já em Nova Cruz, um ônibus de autoescola que estava estacionado na rua foi queimado. Em Pureza, bandidos atearam fogo em um ônibus escolar.

Na cidade de Riachuelo, os criminosos tentaram atear fogo no prédio do Conselho Tutelar, mas a polícia conseguiu evitar. Em São Tomé, dois ônibus escolares ficaram destruídos após criminosos atearem fogo nos veículos.

A onda de violência começou na madrugada desta terça-feira (14), quando 19 cidades foram alvo de criminosos. Durante os ataques, uma pessoa morreu em confronto com a polícia e pelo menos dois trabalhadores de empresas de ônibus foram baleados.

Dino autoriza envio da Força Nacional ao Rio Grande do Norte

Cem agentes serão deslocados para o estado após os ataques

Força Nacional Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agentes da Força Nacional serão enviados para reforçar a segurança pública no estado do Rio Grande do Norte, que sofreu, nesta terça-feira (14), ataques a prédios públicos e teve ônibus e carros incendiados. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o envio da Força Nacional, a pedido da governadora petista Fátima Bezerra, que reuniu-se com o ministro nesta terça em Brasília (DF).

De acordo com o ministério, 100 agentes da Força Nacional serão deslocados para o estado, além de 30 viaturas. Eles irão em aviões cedidos pelo Ministério da Defesa. As viaturas serão levadas por via terrestre.

– Atendendo à solicitação da governadora Fátima, do Rio Grande do Norte, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e, posteriormente, serão anunciadas – disse Flávio Dino, em mensagem em rede social.

A Polícia Rodoviária Federal irá também reforçar o patrulhamento em rodovias no interior do estado para controlar a circulação de criminosos. Mais 30 policiais penais de Porto Velho (RO) serão deslocados nesta quarta-feira (15) para Mossoró (RN), município que tem um presídio federal.

Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra disse que todo o efetivo estadual atua, desde a madrugada, para conter os ataques e prender os envolvidos.

– Vamos trabalhar juntos, Governo Estadual e Federal, para garantir a segurança da população do Rio Grande do Norte. Os criminosos estão sendo localizados e presos para prestar contas à justiça. Não cederemos um milímetro e para restabelecer a paz e a ordem no estado.

TRANSFERÊNCIA DE PRESO
O ministério informou que um preso foi transferido da penitenciária de Alcaçuz para o presídio federal, administrado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. O preso é acusado de liderar uma facção criminosa e, conforme as investigações, seria um dos mandantes dos ataques ocorridos em Natal e Mossoró.

– Novas inclusões no Sistema Penitenciário Federal (SPF) estão sendo analisadas pelas autoridades competentes e poderão ocorrer a qualquer momento – diz nota divulgada pela pasta.

ATAQUES
Os ataques ocorreram entre meia-noite e 2h desta terça-feira em 14 cidades do Rio Grande do Norte. Os criminosos atiraram e incendiaram prédios públicos, estabelecimentos comerciais e veículos em 14 cidades do estado. Uma pessoa morreu e nove foram presas, segundo informações divulgadas pelo ministério.

Para autoridades estaduais, os ataques são uma retaliação a ações repressivas do governo ao crime organizado, que resultaram em prisões de criminosos nas últimas semanas.

* Com informações da Agência Brasil